ABF
Associação Brasileira de Franchising

Fortalecer o franchising e colocá-lo na agenda nacional, como atividade produtiva fortemente geradora de novas empresas e postos de trabalho é uma das missões da ABF.

Com o foco nas necessidades de crescimento dos franqueadores e de fortalecimento das redes de franquia a ABF empreende um conjunto de atividades como o Programa Brasileiro de Franchising, criado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior por inspiração da ABF, sendo um dos principais pontos a disponibilidade das linhas de crédito do BNDES para a expansão do sistema de franquias, com baixas taxas de juros: 1% ao ano, mais a TJLP (no caso das micro e pequenas empresas nas áreas dos Programas de Desenvolvimento Regional) ou 2,5% ao ano, mais a TJLP, nos demais casos. O programa também inclui crédito da Finame, para instalações, equipamentos novos, softwares, pesquisas e projetos.

Outras instituições financeiras como o Banco do Brasil, ABN Amro Bank, Bradesco, Itaú e Bank Boston passaram a dar um tratamento diferenciado aos financiamentos destinados às redes de franquias.

Em setembro de 2000, Ricardo Young, então presidente da ABF, e o gerente do Escritório de Negócios Institucional de São Paulo da Caixa Econômica Federal, Alcides Pasqualini, assinaram convênio para apoiar a expansão do sistema, por meio das linhas de crédito existentes na CEF, para aquisição de bens e serviços, novos investimentos e capital de giro. Linhas como Girocaixa, Hot Money, Financiamento BCD, Crédito Empresarial, Crédito Especial Empresa e as linhas do Proger são adequadas ao financiamento da moderação e expansão das redes.

A ABF também assinou convênio com o Sebrae Nacional, que colocou seu potencial à disposição da Associação para estimular e capacitar a capilaridade das franquias no território nacional. Foram desenhados projetos em áreas como incubação de novos negócios, exportação de franquias e criação de cadeiras de Franchising nas universidades.

Fazem parte do convênio com o Sebrae: modernização da legislação existente, desenvolvimento e treinamento continuado em franchising, parcerias com o setor imobiliário e shopping centers para atrair novos investimentos, ampla comunicação junto ao pequeno empresariado da cultura do franchising, uso da tecnologia da Internet para o fomento do franchising, desenvolvimentos de câmaras de mediação e arbitragem, interligação do Sebrae com o Banco de Dados de franquias no site da ABF e formação de instrutores certificados para ministrar os cursos Entendendo o Franchising e Gestão de Negócios da ABF.

A ABF oferece aos seus associados:
1. Comissão de Ética
2. Sêlo de Qualidade
3. Código de Ética e Auto-Regulamentação
4. Feiras e Congressos
5. Cursos e Eventos
6. Festa e Prêmio Destaque
7. Censo do Franchising
8. Mediação e Arbitragem
9. Portal do Franchising
10. Relações Internacionais
11. Assessoria de Imprensa
12. Franquias - Guia Oficial
13. Auditório para palestras
14. Jornal ABF em ação
15. Revista Franquia & Cia


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